Tem planos de ir à Curitiba? Devo dizer que não vai se arrepender de conhecer esta cidade maravilhosa. Eu sempre cultivei a vontade de conhecê-la, mas as oportunidades vinham e passavam, até que um dia finalmente consegui. Chegando lá, comprovei o que eu tanto ouvia falar sobre ela. Uma cidade bonita, moderna e que preserva sua história e sua natureza.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis.

E é de história e natureza que vou falar nesse post. Curitiba é reconhecida pela grande quantidade de parques/bosques, além de prestar homenagem aos povos imigrantes que chegaram ao Paraná e ajudaram a formar seu povo. Assim, vou listar abaixo 5 desses espaços destinados ao lazer de moradores e visitantes que não podem deixar de estar na sua lista de experiências pela cidade.

JARDIM BOTÂNICO

roteirospossiveis563Não é novidade alguma que esse é o ponto turístico mais conhecido e visitado da capital paranaense. Por isso mesmo figura aqui na dica nº 1 deste post. O Jardim Botânico é famoso pela sua estufa de estrutura metálica e vidro em estilo Art nouveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que mantém espécies da Floresta Atlântica. Além disso, ao seu redor está um belo jardim em estilo francês que fica florido boa parte do ano.

roteirospossiveis564roteirospossiveis565.JPGMas o Jardim Botânico não fica limitado a estufa e ao jardim, há uma grande área verde com lagos, pontes e peixes. Um convite a piqueniques e caminhadas. Além disso, há o Jardim das Sensações, onde os visitantes tem um contato mais próximo com várias espécies de plantas por meio das formas, texturas e aromas. O percurso pode ser feito com olhos vendados ou não. Mais adiante há um museu botânico, com espaço para exposições.

roteirospossiveis566.JPGJardim Botânico: Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690. – Jardim Botânico. Das 06h00 às 20h00 (horário de verão) e das 06h00 às 19h30 (horário de inverno).

BOSQUE ALEMÃO

roteirospossiveis567a.JPGEste é um dos monumentos que presta homenagem aos povos que formaram o estado do Paraná. Vou destacar três atrações do Bosque Alemão. O primeiro é a Torre do Filósofos, logo atrás do Oratório de Bach (ponto de partida do passeio). Feita com troncos de eucaliptos, a torre tem 15 metros de altura, de onde é possível ter uma vista da cidade e da Serra do Mar.

roteirospossiveis568Descendo a torre, inicia-se a trilha de João e Maria, a segunda atração do parque. Está é uma forma lúdica de conhecer o bosque, que leva o visitante de um extremo ao outro do local. Ao longo da trilha, totens contam a fábula infantil. Há até a casa da Bruxa, com biblioteca e espaços para contação de histórias.

roteirospossiveis569aA trilha acaba no jardim onde fica o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla. A casa foi construída no início do século na Rua Barão do Serro Azul e representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. A varanda utilizada na réplica é a original.

Bosque Alemão: Jardim Schaffer (Vista Alegre), entre as ruas Franz Schubert, Nicollo Paganini e Francisco Schaffer.

PARQUE TANGUÁ

roteirospossiveis570.JPGLocalizado numa antiga pedreira, o Parque Tanguá é um grande área verde de onde se tem uma vista privilegiada do por do sol. Na parte mais alta, estão o pórtico, o Jardim Poty Lazzarotto e chafarizes. Ao fundo está o belvedere, na forma de terraço elevado em meio à mata verde. Ali também fica uma queda d’água que vai desaguar no lago na parte de baixo do parque.

roteirospossiveis571Na parte inferior fica o lago artificial, um mirante, de onde é possível contemplar a cascata artificial, e o túnel que liga as duas antigas pedreiras existentes no local. Há uma lanchonete ali também. Se for durante o mês de flora das cerejeiras, vai ver que o parque fica ainda mais bonito.

Parque Tanguá: Rua Oswaldo Maciel,  Taboão / Pilarzinho. Aberto das 8h às 18.

BOSQUE JOÃO PAULO II / MEMORIAL POLONÊS

roteirospossiveis572.JPGOutro parque maravilhoso em Curitiba é o Bosque João Paulo II, onde também está o Memorial Polonês, muito propício, já que o papa tem a nacionalidade desse povo que se instalou na capital paranaense. Apesar do centro político da cidade, o local é um recanto de tranquilidade. Nos poucos minutos que estive ali, senti uma paz muito grande.

roteirospossiveis573

roteirospossiveis574No meio do parque estão sete típicas polonesas em forma de aldeia, construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba por volta de 1878, e remontadas no bosque. Nas casas, a história e a cultura dos imigrantes. Na primeira casa, a mesma visitada pelo Papa, foi instalada a capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Na trilha em meio ao bosque, encontra-se uma escultura do Papa João Paulo II e um monumento em homenagem a Nicolau Copérnico.

roteirospossiveis575Bosque João Paulo II: Rua Euclides Bandeira com Rua Wellington de Oliveira Viana. Aberto das todos os dias, das 8h às 18h. Memorial fecha às segundas.

LEIA TAMBÉM: Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um passeio imperdível

PARQUE TINGUI / MEMORIAL UCRANIANO

roteirospossiveis576.JPGO Parque Tingui leva esse nome em homenagem os indígenas que viviam ali. Inclusive há uma estátua em tamanho natural representando do cacique que mostrou aos colonizadores onde deveriam iniciar a cidade. O parque fica situado nas proximidades do Rio Barigui. Tem lagos e pistas de caminhada.

roteirospossiveis577.JPGÉ ali que fica o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições, como a de “pêssanka” (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa). São vários ovinhos, pintados nos mais diversos estilos.

Parque Tingui: Entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui. Aberto diariamente. O memorial funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

LEIA MAIS: Saiba como economizar para sair do Aeroporto de Curitiba.

Gostou do post? Então curta e compartilhe-o. Assim você também ajuda a divulgar o blog. Aproveite siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa

Anúncios