São Paulo é uma cidade com espaço para todas as tribos. E os artistas da arte urbana, claro, não poderiam deixar de ter um cantinho especial na selva de pedra. E este lugar se chama Beco do Batman, um museu a céu aberto no bairro da Vila Madalena, que concentra um grande número de grafites multicoloridos.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis.

A ORIGEM DO LOCAL

Segundo consta nos autos da memória popular, uma ilustração do Batman apareceu em um dos muros da viela sem que ninguém soubesse sua autoria. Logo o nome pegou e outros artistas começaram a deixar sua marca por ali. Isso impulsionou uma mudança no lugar, antes com aspecto abandonado.

roteirospossiveis550A revitalização trouxe, além de muita cor, um fluxo de pessoas, entre moradores e turistas que chegam ao local para apreciar o trabalho dos mais variados artistas urbanos da cidade, como também fazer aquela foto para publicar nas redes sociais.

roteriospossiveis552COMO CHEGAR

O Beco do Batman fica entre as rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, na  boêmia Vila Madalena. Ela é fechada para tráfego de automóveis. Assim, se for de carro próprio terá de estacionar nas redondezas, o que não custa muito barato. Aliás, nada no entorno custa tão barato. Comprei uma garrafinha de 500 ml de água por R$ 7,00.

roteirospossiveis548Se não estiver dirigindo e sozinho, como eu estava, pode ir de metrô. Existem algumas opções de estações para descer. Em todas terá de fazer uma caminhada de aproximadamente 1,5 km. Eu achei mais cômodo descer na Sumaré (linha verde). A caminhada foi tranquila. O mapa do trajeto está aqui embaixo. Mas se preferir, vá de aplicativos de carona.roteirospossiveis554.jpg

Leia mais: Roteiro por Cartagena – Grafites do bairro Getsemaní 

roteirospossiveis549Finais de semana e feriados, o local fica bem cheio. Já nos dias de semana, há um pouco mais de tranquilidade, apesar do número de curiosos ser ainda grande. Pode haver dificuldade para fazer aquele click para o Instagram, mas em compensação, se estiver sozinho, não faltarão pessoas para dar aquela ajudinha, naquele escambo bacana: vocês tiram a minha e eu faço a foto de vocês.

roteirospossiveis553Uma dica é ir além do beco. Nas redondezas ainda existem muitos grafites espalhados pelas muros do bairro, inclusive compondo a decoração de vários estabelecimentos comerciais da região.

roteirospossiveis551Gostou do post? Então curta e compartilhe-o. Assim você também ajuda a divulgar o blog. Aproveite siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa

Anúncios