Fazer uma lista de tudo o que pode tirar de proveito da fantástica Cartagena de Índias é uma tarefa bem difícil, especialmente para quem não passou muito tempo na cidade. Foram apenas quatro dias de passeios, mas acho que deu para conhecer um pouco melhor desta que é, com certeza, uma das mais vibrantes e acolhedoras cidades da América do Sul.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis.

Preparei um roteiro para quatro dias na cidade: dois dedicados às atrações da cidade amuralhada e arredores, outro à Getsemaní e Bocagrande, e um último às praias. Esse não foi o roteiro que eu segui à risca, mas é um roteiro adaptado com base no que vivenciei por lá. Sabendo agora o tempo que se leve entre um local e outro, o horário mais vazio de uma atração, e até mesmo conhecendo melhor a temperatura da cidade, eu provavelmente seguiria o roteiro que descrevo abaixo. Vamos lá!

DIA 1 – CIDADE AMURALHADA

Não tem como chegar à Cartagena e não querer logo desbravar aquele centro histórico, com suas casas coloridas e sacadas cheias de flores. Logo que o sol raiou, colocamos a cara no sol e saímos pelas ruas encantadoras do bairro San Diego, um dos bairros dentro do perímetro da muralha e onde estava nosso hostel. É muita gente especialmente nas principais ruas de comercio da região. Mas é possível encontrar umas vielas mais tranquilas para fazer aquelas famosas fotos para o Instagram. Em uma delas encontramos até um casal de noivos fazendo as fotos oficiais do casamento.

roteirospossiveis471Andar por essas ruas, a ermo, pode te levar boas horas da manhã. Mas não se preocupe, a cada esquina você terá uma surpresa. Mas com o mapinha na mão você vai encontrar alguns pontos interessantes. Aconselho ir se dirigindo para a Torre del Reloj, um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Apesar de estar no alto da única entrada da muralha na época em que foi construída, o relógio foi adicionado à paisagem muito depois, já no século XIX. A muralha foi erguida para proteger a cidade. A obra foi finalizada em 1796 e resiste até hoje, e está muito bem conservada.

Enquanto estiver ali na praça, pode comprar alguns doces que são vendidos no que eles chamam de Portal de los dulces, um quarteirão de frente para o relógio em que ficam varias barraquinhas de doces diversos. Os preços não são os melhores, já que o local é visitado especialmente por turistas.

roteirospossiveis418Mais adiante, passando pela Plaza de la Aduanda, chegará à Plaza San Pedro Claver, onde fica a igreja de mesmo nome. Nesta praça, destaco duas coisas interessantes. Primeiro a Iglesia de San Pedro Claver, considerada a mais bonita da cidade. Dá para fazer visita e conhecer a parte interna. O outro ponto interessante são as famosas esculturas de ferro que retratam algumas profissões mais comuns na cidade, como o sapateiro e o vendedor ambulante.

roteirospossiveis480O Museo Naval del Caribe, fica atrás da igreja, pegando a rua ao lado, mas se esse não for seu interesse, pegue a rua San Pedro. Logo na próxima esquina estará uma das unidades do Crepes & Waffles, um grande fast food do país que servem pratos deliciosos. Já falei deles aqui. Se quiser almoçar, pode parar aí. Mas pode haver filas em horários de pico. Se preferir algo mais refinado, a cidade está cheia de boas opções.

roteirospossiveis479Logo à frente estará a arborizada Plaza Bolívar. Ao redor dela estão alguns museus, entre eles o Museo Histórico de Cartagena – Casa de la Inquisición e o Museu del Oro Zenú. Este último não chega a ser tão grande quanto o Museo de Oro de Bogotá, do qual falei aqui, mas tem informações históricas muito legais. Numa das equinas, está a Catedral de Santa Catalina de Alejandría. Na rua/praça ao lado dela, ficam alguns ambulantes que vendem as famosas bolsas coloridas da Colômbia e chapéus estilo Panamá, que podem ser muito proveitosos na cidade.

roteirospossiveis481Sugiro que aproveite o resto do dia para ir vagando pelas ruazinhas da cidade, entrando em algumas lojinhas. Mas fazendo paradas para tomar um helado ou uma paleta, já que o sol é sempre causticante. Ou ainda para comer as frutas vendidas pelas palanqueras que se espalham pela cidade. Se comprar as frutas, elas tiram foto com você.

roteirospossiveis482O importante é que no final da tarde, você vá para o Baluarte San Domingo, onde fica o tradicional Café del Mar, de onde se tem uma vista incrível do por do sol. O café tem um preço meio salgado, mas você pode entrar sem precisar consumir nada. Se não quiser ficar próximo às mesas do bar, há muito espaço do lado para conseguir se despedir do sol que deve ter cansado você durante o dia.

Se não tiver cansado da viagem e nem do dia de passeio, aproveite a noite cartagenera, sempre muito empolgante.

Como este post ficou bem grande, vou continuar o roteiro de 4 dias num próximo texto. É só clicar aqui.

Aproveite, siga o Roteiros Possíveis nas redes sociais. Vai lá, é de graça e não dói nada.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa

Anúncios