O vermelho, o amarelo e o azul da bandeira da Colômbia fazem ainda mais sentindo que vemos a tropical Cartagena de Índias, ao norte do país. Uma terra quente, ensolarada, onde as frutas dão em abundância, onde a música é muito calorosa e o cenário parece sair das telas de um artista. A terra onde viveu por um curto espaço de tempo o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, – estada no qual resultou dois grandes romances, “O amor nos tempos do cólera” e “Cem anos de solidão” (excelentes, por sinal, e de leituras recomendadíssimas) – é apaixonante e inspiradora.

Por isso mesmo, para iniciar a série de post sobre essa cidade, vou listar aqui 5 motivos que fazem da caribenha Cartagena de Índias um destino imperdível para suas próximas férias, ou folgas, ou sei lá, para curtir seu prêmio da Tele Sena.

1 – AS FACHADAS COLORIDAS

roteirospossiveis420Para quem gosta de encher seu feed de lindas fotos, vai ter em Cartagena uma infinidade de cenários para compor suas selfies. Especialmente na cidade amuralhada (ou murada), o centro histórico da região, onde o casario é tombado como patrimônio histórico, você terá cantinhos incríveis para fazer seu registro para o Instagram e deixar seus seguidores com aquela invejinha.

Pelas ruelas da cidade, são inúmeras as casas com típica arquitetura colonial espanhola pintadas com cores vibrantes e com seus balcões e sacadas sempre ornados com flores de todos os tipos, o que deixa a paisagem ainda mais encantadora. Os balcões serviam para aliviar o calor e as flores davam aos imóveis um ar romântico, o que é preservado até hoje. Inclusive, a prefeitura da cidade incentiva os moradores a cultivarem as plantas nas fachadas de suas casas. Afinal, está é uma das principais atrações de Cartagena.

roteirospossiveis471.JPGAs casas são muito bonitas. Vai ser difícil escolher qual o melhor lugar. Na dúvida, tire foto em todos. Só tome cuidado com o sol para não estragar sua foto. Sim, porque o sol é quente o dia todo. É capaz de sair com a cara franzida, com a pele brilhando ou marcada pela sobra do rosto se não ficar atento a ele. Ah! Usem filtro solar.

2 – OS GRAFITES DE GETSEMANÍ

roteirospossiveis470.JPGDo outro lado da muralha que cerca o centro histórico de Cartagena está o bairro Getsemaní. Uma região que tem conquistado o coração dos turistas, cheia de bons hotéis e de bares descolados. Mas talvez uma das grandes atrações deste pedaço da cidade seja o conjunto de grafites que ornam as paredes das casas. Tal qual se vê em La Candelaria, em Bogotá, houve nos últimos anos uma grande difusão da arte urbana em Getsemaní.

roteirospossiveis473Há grafites para todos os gostos. Desde os que contam um pouco da história da cidade, até aqueles que tratam de temas mais recentes, como o empoderamento feminino. E como as ruas e casas da cidade amuralhada, estes grafites também servirão como plano de fundo para muitas fotos.

roteirospossiveis472Mas, além disso, o bairro tem muito a oferecer. Bons restaurantes, uma praça animada com apresentações culturais locais, além de muitos bares que tocam o melhor da música caribenha, com a salsa. Prepara-se para dançar muito. É nessa região que está o famoso Café Havana.

3 – OS SABORES DA CIDADE

roteirospossiveis441Não sei quanto a vocês, mas eu sou daqueles viajantes que gosta de provar os pratos típicos dos lugares que visito. E nesse quesito, Cartagena tem muito a oferecer aos seus visitantes. Com grandes restaurantes e excelentes banquinhas de comidas típicas, o que não vai faltar é oportunidade de provar as carnes, os doces, o café e as frutas regionais.

Em cada esquina você encontra as famosas palanqueras, as vendedoras de frutas que trajam seus vestidos coloridos com as cores da bandeira colombiana. Elas estão sempre prontas a oferecer suas “ensaladas de frutas” e, claro, cobrar por uma fotinho com seus vestidos abertos e o largo sorriso no rosto.

Cartagena tem também restaurantes muito bons que servem desde carnes, como também comidas que de origem de países vizinhos, como o ceviche peruano. O peixe é uma das especialidades da cidade, acompanhado com os patacones e o arroz de coco. Para beber, aprecie o reconhecido café colombiano, a popular cerveja Club Colombia e a refrescante limonada de coco. Conheci a rede Crepe & Waffles e recomendo os pratos de lá. Uma opção barata, inclusive.

4 – O MAR CARIBENHO

Andrés OrozcoAs praias de Cartagena não são as melhores para o mergulho, mas perto da parte continental da cidade fica um arquipélago bem badalado. As mais famosas são a Isla de Barú e a Isla de Rosário, onde você encontrará aquele mar azul e calmo. Existem opções de barco e de ônibus ou van. As de barcos fazem passeios por várias praias e são mais caras. Além disso, muita gente diz que o traslado é para os fortes, já que o mar é agitado ao longo do caminho.

Quem escolher ir para a Isla de Barú, conhecer a Playa Blanca, pode optar pelo ônibus e pagar bem mais barato. Nas proximidades da Torre do Reloj existem várias pessoas vendendo passeios, que em média custa COP 50.000, com almoço incluso. Você chegará mais cedo e conseguirá aproveitar muito mais a praia.

Há também opções mais caras, que oferecem um serviço all inclusive, mas já ouvi falar que não compensa tanto, porque acaba sendo muito cheio. Não posso falar muito sobre isso, porque não optei por esse passeio.

5 – FESTA, FESTA, FESTA!

roteirospossiveis469Uma das coisas mais legais da cidade é ver o por do sol da muralha que cerca o centro histórico da cidade, especialmente no Café del Mar. Lá já poderá começar a se preparar para a noite caribenha. Na cidade existem várias opções para conhecer o suingue colombiano. Para quem gosta de salsa, existem casas especializadas e muito populares, onde turistas se misturam com os moradores.  Entre os mais famosos está o Café Havana e o Donde Fidel, na Plaza de Aduanda.

Há também lugares em que se pode aproveitar a noite para curtir o melhor do reggaeton e da música pop contemporânea. Conheci e indico a Eivissa, uma boate com dois ambientes que fica também na Plaza de los Coches, próximo à Torre de Reloj. Na verdade essa foi uma indicação do hostel em que ficamos. O lugar recebe também turistas e locais. Nessa casa, havia também shows performáticos de bailarinos que mostravam um pouco da música local. Foi bem legal.

E então, convencido de que Cartagena de Índias deve estar na lista das cidades que você deve conhecer? Realmente a cidade é divertida e contagiante. Se tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui. E aproveite e siga o Roteiros Possíveis nas redes sociais. Até a próxima!

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa / Andrés Orozco

Anúncios