Eu sei que tem muita gente que não gosta de museus. O que é uma pena. Também sei que tem muitas pessoas que não acham interessante o trabalho do artista colombiano Fernando Botero. Outra lástima. Mas a dica de hoje é fazer uma visita ao Museo Botero, em Bogotá. Um adendo: a cidade está repleta de museus, para todos os gostos, o que mostra a vocação cultural da região.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis.

Museo BoteroFernando Botero é o mais importante artista plástico do país que tem como preferência a representação de figuras rechonchudas em suas telas. Animais, homens e mulheres, especialmente, eram pintados e esculpidos com corpos avantajados. Quem estiver viajando com crianças, encontrará no museu uma atração e tanta.

quadro obra botero

quadro acervo museo boteroO museu fica situado numa casa colonial bem no coração de La Candelária, bairro mais antigo da cidade. Já falei sobre o bairro aqui. Em dois pisos, com vários salas e corredores e ainda um belo jardim, será possível conhecer mais de 150 obras do autor. Entre as obras mais conhecidas está a versão com sobrepeso da Mona Lisa de Da Vinci.

museo boteroMas existem outras obras muito interessantes do artista. Além disso, o museu tem uma coleção de pintores internacionalmente conhecidos. Trata-se de uma coleção particular adquirida por Botero ao longo da vida e doado por ele à Rede Cultural do Banco da República da Colombia, que administra o museu.

museo botero obraescultura boteroEntre as obras, estão telas de Pablo Picasso (imagem abaixo), Salvador Dalí, Joan Miró, Gustav Klimt, Henri Matisse, Claude Monet, Marc Chagall, Alberto Giacometti e Henri Toulouse-Lautrec. Então, se não tiver interesse na obra de Botero, pelo menos poderá conferir pinturas e esculturas desses importantes artistas.

picasso museo boteroA casa sede do museu tem um belo jardim central. Há também um café e uma loja de souvenir. Ao lado, está interligada a outros museus do complexo do Banco Nacional: o Museo Casa de la Moeda e o Museo de Arte Miguel Urrutia (MAMU). O primeiro traça uma linha histórica da moeda colombiana, com uma sala especial interativa voltada para crianças (e adultos também). Já o segundo, apresenta exposições modernas e contemporâneas. A entrada é gratuita em todos os museus.

SAIBA MAIS: Conheça o Museo del Oro de Bogotá

Museo Casa de la Moeda

SERVIÇO: Museo Botero – Calle 11 # 4-41, Bogotá. Aberto de segunda a sábado das 9h às 19h. Domingos e feriados das 10h às 17h. O entrada é liberada até meia hora antes do fechamento.  Fechado às terças-feiras.

Museo BoteroE aí, gostou do post? Diga o que você achou deixando seu comentário. Ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Aproveite curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa

Anúncios