Para mim, que adoro comer, uma das coisas boas de viajar é poder experimentar as comidas locais. A Colômbia, bem como boa parte dos países andinos, tem uma gastronomia muito peculiar, rica especialmente em vegetais como o milho, a batata e o feijão, de diversas espécies.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis.

Durante minha estada na capital colombiana, pude provar os principais pratos típicos do país. Apenas um deles, que cito abaixo, não experimentei em Bogotá, e sim em Cartagena, mas mesmo assim fiz questão de colocar na lista. Muita coisa deliciosa, outras nem tanto. Todavia, vale a pena comer um pouco de tudo para conseguir tirar suas próprias conclusões sobra a gastronomia desse país.

SAIBA MAIS: Onde comer em Cartagena

AREPA | Esse é um dos pratos mais típicos do país. Uma espécie de panqueca recheada feita com uma massa de milho. É fácil encontrar em toda a cidade e o preço vai variar bastante, especialmente por causa do recheio. Mas é possível compra-la em barraquinhas nas ruas, ou restaurantes populares e até mesmo em restaurantes mais refinados. Experimentei logo na noite que cheguei a Bogotá arepas com recheio de carne (a mais tradicional) e com queijo e presunto, ao preço de COP 5000, cada. Gostei bastante do sabor. Mas acho que o tempero da carne poderia ser melhor.

arepa colombia

AJIACO | Essa sopa foi a minha escolha para meu primeiro almoço na cidade. Num primeiro momento, a sensação é que é uma sopa rala que não vai te sustentar e de sabor duvidoso, mas logo seu paladar vai se acostumando. A sopa é feita com três tipos diferentes de batata, no qual é misturado creme de leite. Dentro vão fatias bem generosas de peito de frango e um pedaço de uma espiga de milho. Como guarnição, acompanha um prato com arroz branco, uma talha de abacate e aspargo. O aspargo eu declinei, mas o resto comi tudo. Muito bom. O ajiaco saiu por COP 16000 em um restaurante próximo à Plaza Bolivar.

ajiaco bogota

BANDEJA PAISA | Esse é um prato de pedreiro. Gigante! Que consegue alimentar até duas pessoas tranquilamente. Na bandeja vem arepas, patacones, morcilla (uma linguiça com sangue coagulado e temperos), chorizo, arroz, chicarrón (torresmo), carne moída, frijoles (feijão), patacones (banana verde frita) e um pedaço de abacate. Muita coisa, não é? Mas a mistura é muito gostosa. Custou COP 18000.

bandeja paisa

ARROZ DE COCO COM PEIXE | Uma delícia. Eu que não sou muito fã de arroz, fiquei apaixonado por essa iguaria colombiana. Especialmente do modo que veio servido. Estava acompanhando um peixe delicioso, com u creme de abacate e chips de banana. Uma delícia. Esse prato saiu por COP 25000 em um restaurante em Cartagena.

roteirospossiveis441.jpg

TAMAL | Esse talvez seja o prato mais diferente que comi. Uma espécie de pamonha salgada. Pelo menos a aparência lembra a pamonha brasileira, já que é preparada e servida dentro de um embrulho feito com folha de bananeira. O tamal tem como base a massa (massa feita de milho – novidade!). A essa massa mistura-se temperos diversos e a carne (geralmente frango). O cozimento ocorre dentro da folha de bananeira. Sobre o sabor, eu gostei muito, mas estava bastante quente, daí não aproveitei a refeição como queria. Mas comeria de novo sem problema. Apesar de pequeno, dá muito sustento. Comprei um numa padaria por COP 5000.

tamal colombia

CHOCOLATE COMPLETO | Esse foi o prato que escolhi para conhecer a La Puerta Falsa, um dos restaurantes mais famosos e antigos de Bogotá. Gostoso, mas acho que talvez consiga comer algo melhor em outro lugar. O chocolate vem numa xícara bem grande. Achei meio ralo, parecendo mais um achocolatado. Acompanham fatias de queijo, que devem ser colocadas dentro do chocolate, um pão com manteiga e uma almojabana, uma espécie de pão de queijo. Paguei por esse prato COP 7500.

chocolate completo

CHURROS | Bem, esses também têm no Brasil, mas aqui são diferentes. Não são recheados, são mais finos e compridos; e como na Espanha, são acompanhados de chocolate quente. No meu caso, comprei na barraquinha de rua por COP 2000, num saquinho de papel. E são deliciosos.

churros chips de banana bogotá

CHIPS DE BANANA | Os chips são servidos como acompanhamento de muitos pratos no país ou como entradas em alguns restaurantes. Mas são vendidas também nas barraquinhas de ruas. Você pode comprar como se fosse um aperitivo. Vem num saquinho de papel. Custa em média COP 2000.

chips banana

OBLEAS | Essa sobremesa é encontrado também em barraquinhas de ruas. Trata-se de uma variação do wafer em forma de disco. São servidos com recheio que vai variar a critério do cliente. São muitas opções. Os mais tradicionais são de arequipe (um tipo de doce de leite), leite condensado, geleias, chantilly, coco ralado. Bem gostosinho, mas dependendo do recheio pode ficar muito doce. E olha que eu adoro doce. Paguei COP 2000 pelas obleas com arequipe e geleia de amora, mas pode ser mais cara dependendo do tipo e da quantidade de recheio que escolher.

obleas colombia

LIMONADA DE COCO | Uma das delícias do país são as limonadas de coco. Cuidado só onde você vai tomar, porque existem uns lugares que te servem qualquer coisa, menos limonada de coco. As melhores que tomei foram em Cartagena. É uma mistura feita de vinho de coco com limão e gelo. Uma delícia.  Preço varia de COP 5000 a COP 10000, dependendo do estabelecimento. Mas não vai se arrepender.

limonada de coco

E aí, gostou do post? Diga o que você achou deixando seu comentário. Ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Aproveite curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa / Reprodução da Internet

Anúncios