Buenos Aires é uma cidade repleta de atrações para os turistas. Talvez seja preciso pelo menos uns cinco dias para conseguir conhecer a maior parte do que ela tem a oferecer. Mas se sua estada vai ser curta ou se o seu orçamento é limitado, segue uma lista com cinco passeios gratuitos que vão fazer ter boas recordações da capital portenha. Vamos lá!

1 – FEIRA DE SAN TELMO

roteirospossiveis414A mais popular feirinha de Buenos Aires ocorre neste bairro delicioso: San Telmo. Além da praça, aos domingos, ela se estende por toda a Calle Defensa. É com certeza o número 1 dos passeios da cidade. Um lugar cheio de gente, cheio de vida, onde se pode conhecer um pouco da cultura local. Por lá você encontrará barracas que comercializam tudo quanto é produto, desde souvenir para presentear os amigos na volta para casa até artigos de decoração e antiguidades.

roteirospossiveis416Se a fome apertar, haverá espalhado pelo lugar algumas pessoas vendendo as tradicionais empanadas. E em um das esquinas desta rua estará o banco da Mafalda e seus companheiros. Irresistível tirar uma foto ali.

2 – CASA ROSADA

casarosada.jpgSede da Presidência da República da Argentina, a Casa Rosada fica no centro histórico de Buenos Aires, e é um dos passeios imperdíveis na cidade. Para visitar o palácio do Governo é necessário fazer um agendamento prévio no site https://visitas.casarosada.gob.ar/. As visitas ocorrem aos finais de semana e feriados, em horários já pré-estabelecidos. Há visita guiada em inglês, para quem preferir. Se quiser fazer visitação em outro dia, é preciso enviar um e-mail para a coordenação.

Casarosada2Na Casa Rosada além de artigos utilizados pelos presidentes, você encontrará alguns presentes que foram dados por nações amigas ao país. As duas escadas de mármores, por exemplo, foram presentes da Itália e da França. Já a Espanha preferiu algo mais moderno e deu ao prédio um elevador. Há quadros que contam um pouco da história política da Argentina, bem como objetos e roupas pertencentes a Evita Perón, a primeira-dama mais famosa do país.

3 – CENTRO  CULTURAL KIRCHNER

Centro_Cultural_Kirchner_Flickr_-Carlos-Furman-_Min_Cult_Nac-e1455026889785Sediado no antigo Palácio do Correio de Buenos Aires, o Centro Cultural Kirchner não é tão conhecido dos turistas, mas é uma ótima opção de lazer na cidade. O prédio é lindo e considerado Monumento Histórico Nacional, mas dentro há muita modernidade. Há espaços para música, artes visuais, teatro. O destaque é a sala Baleia Azul, um imponente espaço dedicado à música sinfônica com capacidade para 1.750 espectadores.

Centro_Cultural_Kirchner_1er-festival-de-arte-para-chicos-la-ballena-azulDá para passar o dia todo ali se quiser. Apesar de gratuito, para algumas atividades é necessário fazer reserva antecipadamente pelo link http://www.cck.gob.ar/reservas, que renova constantemente seu calendário. As visitas guiadas ocorrem às quintas-feiras, a cada meia hora, das 15h às 18h. Sextas, sábados e domingos, acontecem a cada quinze minutos, começando a partir das 14h15. Duram cerca de 1 hora. As entradas podem ser retiradas na mesa de entrada, por ordem de chegada. Quem estiver com crianças, há uma programação especial voltada para este público aos sábados e domingos às 16h e 17h

4 – RECOLETA E SEU CEMITÉRIO

roteirospossiveis417.JPGRecoleta é um dos bairros mais bonitos de Buenos Aires. Área nobre, o bairro possui muitas praças e casas antigas bem preservadas, além de outros monumentos e prédios de grande valor histórico. É nessa região que fica um dos mais belos cemitérios do mundo. Ali estão enterrados presidentes e ilustres portenhos, como Evita Perón.

roteirospossiveis413A visita ao cemitério vale pela beleza dos túmulos. São verdadeiras obras de artes. Há visitas guiadas onde se ouve histórias diversas sobre os mortos e suas criptas. Conto mais sobre este local aqui neste post.

5 – LA BOCA E EL CAMINITO

roteirospossiveis23Está longe de ser meu preferido, mas esse é um passeio muito conhecido pelos turistas. Já falei dele aqui. Mas para quem nunca foi, vale dá uma volta pelo famoso Caminito e ver as casas de zinco e madeira coloridas. Há muitas lojas onde poderá comprar lembranças de viagem.

Nesse bairro é onde fica a sede do Boca Juniors, um dos mais importantes clubes de futebol do mundo. Se não quiser entrar no estádio e no museu (cuja a entrada é paga), poderá fazer fotos com as diversas esculturas de jogadores e até do papa que ficam nas lojas do entorno.

roteirospossiveis412roteirospossiveis8Gostou das sugestões? Quer mais dicas da cidade? Deixe um comentário. Ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Aproveite curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais. Também é grátis.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa / Reprodução da internet / Divulgação

Anúncios