Não é só no futebol que Brasil, Argentina e Uruguai rivalizam. Não, meus caros. Para quem não sabe, esses países, ao lado de outras nações vizinhas, dividem opiniões quanto ao que criou a receita do tão tradicional doce de leite. Mas independentemente de saber que nação fez o primeiro doce, a rivalidade maior é sobre quem tem o melhor doce de leite.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis.

Difícil, sei. Porque doce de leite é uma maravilha. Difícil é resistir meter uma colher no pote guardado na geladeira de mamãe e não querer acabar com tudo num piscar de olhos. Doce de leite é vida, minha gente. Para que vou querer comprar um potinho de Nutella, que é o olho da cara, se posso com o mesmo dinheiro comprar dois ou três potes grandes de doce de leite.

Doce de leite é bom puro, no churros, no bolo, na torrada, no pão, no petit gâteau, nos casadinhos, feito sorvete, hum… deu até água na boca. As possibilidades são muitas e tudo muito saboroso. Mas afinal, qual o melhor doce de leite do mundo. Vejamos.

O doce de leite brasileiro é mais claro, menos doce e muitas vezes menos consistente, comparado aos outros. Obviamente existem algumas variações de uma marca para outra. Delícia é quando vem misturado com frutas. Já na Argentina, as marcas que provei tinham um doce mais escuro e menos cremoso que o brasileiro. O doce portenho tem um sabor um pouco mais marcante, mais açucarado, mas não por isso menos saboroso.

docedeleiteContudo, o doce de leite uruguaio… Ah, o que é aquilo, meu Deus. No café da manhã do hotel, não tinha manteiga ou geleia. O meu coração, minha língua, minha vida toda era do doce de leite. Ele é o mais escuro entre os três países, muito cremoso, porém consistente. O açúcar era na medida. Excepcional! Excepcional! Pode ser um exagero falar assim, mas o doce de leite uruguaio ganhou meu coração.

Não que as iguarias dos outros países sejam descartadas. Claro que não! Vou continuar a comer o doce brasileiro, até porque não tenho como trazer diariamente um pote de Montevidéu. Todos são saborosos ao seu modo e indicados para diferentes ocasiões. Mas se puder escolher… pode trazer o doce de leite uruguaio. Não vou reclamar, não.

E você! Qual o seu doce de leite favorito? Deixe seu comentário.

Aproveite, ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Também curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais. É grátis e não dói nada.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Reprodução da internet

Anúncios