Muita gente subestima o Uruguai. Mas há tanto para conhecer, experimentar, vivenciar nesse pequeno país com o mais alto Índice de desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul. Dá para chegar até lá de carro ou de avião. E não é tão caro. Pelo menos é mais barato do que um voo para o Chile ou para a vizinha Argentina. Se preferir pode até combinar uma viagem às terras dos portenhos pegando o ferry-boat, com viagens de 1 ou 3 horas.

Li muita coisa sobre o país antes de embarcar. Muito do que li reforça a ideia de que um fim de semana basta para visitar o Uruguai. Se você tiver pouco tempo, de fato um fim de semana vai ser suficiente para conhecer o principal de Montevidéu. Mas só o basicão mesmo. A cidade, apesar de pacata e pequena tem muito a oferecer. Parques, “praia”, história, arte e muito churrasco.

Siga o blog no Instagram @roteirospossiveis

Felizmente, consegui aproveitar muita coisa do país. No roteiro, inclui 4 noites em Montevidéu, 1 dia em Colônia del Sacramento e 2 dias em Punta del Este. No meio do caminho ainda teve um retorno à Buenos Aires. Para a capital argentina reservei 5 noites. Nesse post vou falar especificamente de Montevidéu, um roteiro basicão na cidade. Para quem tem pouco tempo, vou dividir o roteiro em três partes, que podem ser cumpridas em três dias ou em dois dias. Let’s go!

ROTEIRO 1 – HISTÓRIA

roteirospossiveis379Sendo uma cidade histórica, nada melhor do que começar uma viagem conhecendo o passado de Montevidéu. Para isso, vá até a Ciudad Vieja, o centro histórico da cidade. Antes, dê uma parada na Plaza de Independencia, onde ficam alguns pontos de interesse, como a estátua equestre de José Gervasio Artigas, um grande herói nacional, cujos restos mortais estão guardados em mausoléu que fica no subterrâneo da praça. Ao redor da praça estão alguns prédios importantes, como a Torre Executiva (sede do Poder Executivo), o Palácio Estévez (onde ocorre a transferência da faixa presidencial) e o Palácio Salvo, que já foi considerada a torre mais alta da América do Sul.

roteirospossiveis380Atrás da estátua de Artigas fica um dos pontos turísticos mais famosos de Montevidéu: a Puerta de la Ciudadela. Este é o único resquício do muro que circundava a Ciudad Vieja, o pequeno centro da cidade ainda sob o domínio espanhol. A muralha foi destruída em 1829. Ali próximo fica o grande Teatro Solís que propicia aos visitantes uma visita guiada.

roteirospossiveis382.JPGEm frente à Puerta de la Ciudadela está a Peatonal Sarandí, rua fechada aos automóveis. No caminho estão a Plaza Constituición, com barraquinhas de coisas antigas e souvenir. É ali onde está localizada a Catedral de Montevidéu.

roteirospossiveis383.JPGNessa região, estão alguns dos principais museus da cidade. São mais de 10 museus. Destaque para o Museu Nacional – Casa de Rivera, o Museu Romântico, Museu dos Andes, e o belíssimo e recomendadíssimo Palácio Taranco – Museu de Artes Decorativas. Ainda há o Museu do Carnaval, o Museu do Gaucho, o Cabildo, o Museu Figari, o Museu Pré-colombiano e Indígena, entre outros. Com pouco tempo na cidade, não vai dar para ver todos. Selecione um ou dois, de acordo com seus interesses.

roteirospossiveis384.JPGPara encerrar esse roteiro, conheça o Mercado del Puerto, muito visitado pelos brasileiros e onde será possível se deliciar com a parrillada uruguaia. O calor lá dentro é grande, por causa da brasa, mas será delicioso provar todos os cortes de carnes. Aproveite e beba o Medio a medio, um drink comum por lá, que mistura vinho branco e espumante.

ROTEIRO 2 – “PRAIAS”

roteirospossiveis387.JPGMontevidéu tem algumas praias, mas nada de mar. A água é do rio. No verão, dá para aproveitar um pouco a areia granulada e a água fria. Entre elas tem a praia de Pocitos, a mais famosa e extensa. Próximo dali fica o famoso letreiro da cidade. Prefira fazer fotos pela manhã. À tarde o sol vai atrapalhar, porque vai ficar contra a luz.

roteirospossiveis385Ao longo da praia e além dela estão as famosas Ramblas de Montevidéu, com calçadões que propícios à caminhada e prática de esportes. Há muita gente de patins, skates, bicicletas, além de haver áreas para praticas de esportes. Quem anda por ali, além de admirar o rio, o por do sol, consegue observar a parte nova da cidade, com grandes prédios, hotéis e shoppings.

roteirospossiveis386Por ali fica também o bairro nobre de Punta Carreras, com um shopping bem grande, muitos bares e restaurantes, ideal para aproveitar a noite uruguaia. Faça isso às sextas-feiras e aos sábados. No resto da semana, a cidade dorme.

Outra opção de praia a Playa de Carrasco, que  fica do outro lado da cidade, já próximo ao aeroporto.

ROTEIRO 3 – PARQUES, FEIRA E FUTEBOL

Monumento_a_José_Enrique_Rodó.jpgEsses três passeios podem ser combinados com os outros dois roteiros caso não tenha mais tempo na cidade. Atente-se para a feira, que ocorre apenas aos domingos.

Para começar, falo da Feria de Tristán Narvaja, onde as barraquinhas montadas te dão uma visão da cultura e história de Montevidéu. A feira é montada na rua de mesmo nome, a partir do cruzamento com a Av. 18 de Julio, na altura da Universidad de la República ao longo de sete quadras e funciona das 9h às 16h. Aproveite para provar a gastronomia uruguaia nas barraquinhas de comida.

Depois pode seguir para o Parque Rodó, uma área verde com lago (onde é possível andar de pedalinho), fontes, anfiteatro, espaço para prática de esportes, um castelo que abriga uma biblioteca infantil, o Museu de Artes Visuais de Montevidéu e até um cassino. O nome foi dado em homenagem a um importante escritor do país, José Enrique Rodó. Esse é considerado o parque mais amado pelos montevideanos. Ele não é fechado por grades, inclusive tem ruas que cortam toda sua área.

museu.jpgPor último, não menos importante, a dica é conhecer o Estádio Centenário e o Museu do Futebol. Para quem não sabe, o Uruguai foi o primeiro país do mundo a sediar uma Copa, em 1930, quando sua equipe foi consagrada campeã. Além de fazer visita ao estádio, aproveite para conhecer o museu que conta um pouco da história dos dois campeonatos da seleção uruguaia, a segunda contra o Brasil, em pleno Maracanã. Há também referências à Libertadores, à Copa Sulamericana, à Copa América aos principais times da cidade: Peñarol e Nacional.

Isso é só um pouco do que Montevidéu tem a oferecer. Além de tudo isso tem uma gente solícita e amigável que adora as novelas brasileiras. Quer mais dicas da cidade? Deixe um comentário.

Ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Aproveite curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais. É grátis e não dói nada.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/roteirospossveis/pins/

Imagens: Anderson Corrêa / Reprodução da internet / Divulgação

Anúncios