Ainda não conheço todo o litoral do Espírito Santo, que dizem ser muito bonito. Mas tive oportunidade de conhecer algumas praias que banham três das principais cidades da região metropolitana de Vitória, que inclui a capital, Vila Velha e Guarapari. E como tem praias por lá! Uma mais bonita que a outra. Vamos ao TOP 5 das praias que visitei em terras capixabas.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis

1 – PRAIA DA COSTA (VILA VELHA)

roteirospossiveis329Um das principais praias de Vila Velha, a Praia da Costa tem um calçadão bastante movimentado, especialmente por causa da grande quantidade de prédios que ficam situados ali. É uma região cheia de restaurantes, comércios e até repartições públicas. O mar tem um tom azul esverdeado e é bem gelado. Logo nos primeiros metros do mar, a água começa a ficar funda. Cuidado com as crianças.

Mas a paisagem é maravilhosa. Como em quase todo o litoral capixaba, muitas pedras no meio do caminho. Do alto de uma delas, a Pedra da Sereia, o conjunto de rocha que separa a Praia da Costa da Praia da Sereia, se consegue ter uma vista privilegiada do local. É comum ver tartarugas nadando por ali.

2 – PRAIA DAS CASTANHEIRAS (GUARAPARI)

Praia das Castanheiras, Guarapari - SagriloÉ uma praia pequena, com pouco mais de 140 metros de extensão. As águas cristalinas dão um charme especial a ela. A areia é fofa e se afunda fácil nela. A praia tem esse nome por causa da grande quantidade de castanheiras (que eu conheço por amendoeiras) que ficam ao longo de sua orla. O local é ideal para ir com as crianças.

E por falar em orla, a região tem muitos prédios, algumas lanchonetes, o que faz da praia uma das mais visitadas da região. Tem um movimento intenso durante todo o ano por estar localizada numa área residencial e bem central. Ao lado fica a famosa Praia da Areia Preta, que dizem fazer bem para a saúde. Mas bem, nada comprovado cientificamente. Na praça que separa as duas praias fica o letreiro de Guarapari.

3 – PRAIA DE SETIBA (GUARAPARI)

Praia de Setiba, Guarapari - Sagrilo.jpgA praia tem um bom movimento especialmente nos finais de semana. Fica logo na estrada da cidade. O acesso é muito fácil. Tem um trecho com o mar bem calmo. Dá até para caminhar por ele e alcançar algumas pequenas ilhas ao longe. A água tem um tom esverdeado e também gelado, como quase todas as praias do litoral capixaba. A praia é bonita. Há uma pequena orla com casas de aluguel e quiosques que servem comidinhas caseiras bem gostosas. Algumas árvores complementam o visual do local.

4 – PRAIA DE SANTA MÔNICA (GUARAPARI)

roteirospossiveis330.JPGÀ primeira vista, a Praia de Santa Mônica pode não parecer a melhor opção para aproveitar o litoral de Guarapari. Mas gosto muito dali. Por estar mais afastada do centro, não há muito movimento, quem mais frequenta o lugar são os oradores do bairro. Não há uma grande infraestrutura para atender turistas, somente em um das pontas da praia. Nem sequer tem um calçadão, apesar de logo pela manhã já ter pessoas fazendo sua caminhada pela areia.

A praia tem um mar muito calmo e não é tão profundo, o que favorece se estiver com crianças, garantindo uma segurança a mais para elas. Por ser tranquilo, também é ideal para a prática de stand up paddle. Ao longo dela existem muitas casas de veraneio. Algumas estão à disposição para aluguel por temporada. Há também uma área para camping, bastante concorrido durante as festa de fim de ano.

5 – PRAIA DO MORRO (GUARAPARI)

Praia do Morro, Guarapari - David de OliveiraA Praia do Morro é uma das praias mais populares de Guarapari. Muito em razão do calçadão e da boa infraestrutura de bares, quiosques, quadras esportivas e hotéis. Com aproximadamente 4 quilômetros de extensão, recebe muitos turistas especialmente no verão, que fazem aumentar o movimento noturno na região. Por ser extensa, haverá trechos com mar mais calmo e outros com águas mais agitadas, o que favorece a pratica de diversos esportes náuticos, como o surf, por exemplo.

O nome é em razão do Morro da Pescaria, onde está localizado o parque de mesmo nome. O local é excelente para quem gosta de fazer trilhas e propicia uma vista muito bonita da região. Lá fica uma unidade do IBAMA, responsável pela fiscalização e preservação do local.

EXTRA – PRAIA DA CURVA DA JUREMA (VITÓRIA)

Praia Curva da Jurema, Vitoria - SagriloPara não dizer que não falei do litoral de Vitória, vou citar aqui a Curva da Jurema. Na capital capixaba são poucas as praias com boa balneabilidade. A Curva da Jurema, ao lado do Shopping Vitória, está entre as atividades de lazer mais tradicionais da cidade. A praia tem bons quiosques que comercializam bebidas e aperitivos.

A praia tem águas rasas, mas alguns bancos de areias, o que pode causar acidentes aos nadadores desavisados. A vista é muito bonita. Dali se pode ver a Ilha do Frade e a Ilha do Boi que formam a Enseada do Sauá, onde fica a praia. Próximo, fica também a Praça dos Desejos, com muitas atrações de lazer.

E aí, diga o que você achou deixando seu comentário. Ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Aproveite curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais. É grátis e não dói nada.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/

Imagens: Anderson Corrêa / Yuri Barichivich / Sagrilo / David de Oliveira

P.S. Minha câmera fotográfica achou um novo dono na minha última passagem pelo Espírito Santo, por isso, utilizo fotos da visita que fiz em 2014, do celular e reproduções da internet para ilustrar o post.

Anúncios