O Espírito Santo tem uma ligação muito grande com o mar. O Porto de Tubarão, por exemplo, é um dos mais movimentados do país. Para auxiliar os marinheiros na travessia da Baía de Vitória, foi construído o Farol de Santa Luzia, numa das extremidades da Praia da Costa, em Vila Velha. O local esteve fechado por muito tempo, mas foi reformado para receber novamente a visitação pública.

Siga o Roteiros Possíveis no Instagram @roteirospossiveis

Segundo os marinheiros e funcionários do local, a visitação ainda não é tão volumosa quanto em outros pontos turísticos da região; o maior fluxo é aos finais de semana. Eu mesmo quando estive lá, vi o espaço vazio. Fora uma senhora que chegou de bicicleta e um casal que foi embora logo que chegamos, estavam lá somente meu sobrinho e eu. O que foi bom, porque deu para conhecer o lugar mais tranquilamente e fazer fotos sem ninguém atrapalhando a vista.

roteirospossiveis233Durante a visita, é possível ter uma bela visão da Baía de Vitória, mas também conhecer mais sobre os diversos tipos de nós de Marinha numa exposição ao longo do espaço. Há também um pequeno mirante com um leme (timão), ideal para fazer fotos. O decepcionante é que não se pode entrar no farol.

roteirospossiveis236

roteirospossiveis234Aliás, o Farol de Santa Luzia foi construído a partir de 1870 e inaugurado um ano depois. Com 17 metros de altura, sua estrutura é composta de chapas de ferro fabricadas na Escócia e inicialmente utilizava-se querosene para a iluminação. Atualmente, lâmpadas 300 watts e quatro focos alcançam 32 milhas marítimas e auxiliam a navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

roteirospossiveis325A visitação poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com fechamento dos portões às 16h30 para o último grupo. O acesso será permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita. O Farol está localizado na Rua Fernando Monteiro Lindenberg, Praia da Costa, em Vila Velha.

Ajude o blog e compartilhe-o pelas redes. Aproveite curta e siga o Roteiros Possíveis pelas redes sociais. É grátis e não dói nada.

Instagram: https://www.instagram.com/roteirospossiveis/
Facebook: https://www.facebook.com/roteirospossiveis/
Twitter: https://twitter.com/blogroteirospos/

Imagens: Anderson Corrêa

Anúncios