O imenso Parque del Retiro, em Madrid, é o pulmão verde da cidade. O local é o espaço ideal para descansar. Um dos pontos preferidos dos madrilenhos, mas também visitado pelos turistas, o parque com mais de 1 quilômetro quadrado antes de ser aberto ao público era apenas para o desfrute da família real. Hoje, recebe crianças que brincam pelos seus jardins, esportistas que pedalam e patinam pelas suas calçadas, famílias que fazem piquenique sob as árvores, além de namorados que navegam por um grande lago.

Já seguiu o @roteirospossiveis no Instagram? Não perca tempo!

Conheci o parque numa tarde ensolarada depois do almoço. O passeio foi encantador porque a cada momento descobria as belezas desse lugar. Há várias entradas para o parque. Como estava no Centro, foi mais fácil chegar pela Puerta Felipe IV, de onde logo se tem vista da Plaza Parterre.

afonso e lagoEntre os rincões mais bonitos do local está o imponente Monumento a Afonso XII, em que o rei figura em seu cavalo no alto de uma coluna. A estátua feita em bronze fica a 30 metros do chão, rodeada por leões e outras estátuas. O monumento fica no alto de uma escadaria que dá para o grande lago do parque. Um lago navegável especialmente no verão, onde todos podem alugar um barquinho e relaxar por ali.

roteirospossiveis171Durante a primavera e mesmo no verão é possível ver as flores colorindo o parque. Além do Jardim Botânico – La Roselada e os Jardins de Cecílio Rodriguez, as flores ficam espalhadas pelas praças e pelos passeios do parque. Uma belezura!

parque del retiro.jpg

O Parque del Retiro também tem espaços para a cultura, entre eles o romântico Palácio de Cristal e o grandioso Palácio de Velazquez. Em ambos são ativos centros de exposições de arte. Enquanto estive lá, uma singela instalação de leitura havia sido montada no Palácio de Cristal, que deixa entrar a luz natural pelas janelas e portas de vidro. Cadeiras de balanço foram disposta no salão principal e sobre elas ficavam livros diversos presos aos móveis com um cordinha. Quem tivesse interesse, podia sentar e fazer uma leitura enquanto contemplava a passagem do tempo.

Um último destaque do parque é a Fonte do Anjo Caído, considerada a única estátua a céu aberto do diabo, que faz alusão a expulsão de Lúcifer do paraíso. Muitos não a queriam ali, mas após um financiamento muito pomposo, a escultura foi produzida.

roteirospossiveis167Se estiver em Madrid, não deixe de passar pelo Parque do Retiro. Aproveite e leve um cesta de frutas e pães para comer sob a copa das árvores, especialmente no verão, quando o sol é de rachar a cuca. As frondosas árvores trazem um vento aprazível para o lugar.

Imagens: Anderson Corrêa / Reprodução da Internet

Anúncios