O Bairro Gótico é um dos mais interessantes de Barcelona. Ali estão registros da história da cidade, com seus monumentos e edifícios que revelam um pouco do passado da capital catalã. Há muito o quê se ver, e por isso mesmo decidi escamotear as atrações desse bairro que pertence à Cidade Velha em alguns post, começando pelas igrejas. O passeio começa pela Plaça de Catalunya. Vamos a elas:

Já seguiu o @roteirospossiveis no Instagram?

1 – Parròquia de Santa Anna

roteirospossiveis122Este é um dos achados de Barcelona. Há pouca visita a ela porque fica meio escondidinha. Existem dois acessos a ela. Um é através de um portão que fica no fim da Carrer de Rivadeneyra, ao lado do Hard Rock Café, na Plaça de Catalunya (porém o prédio onde fica o portão está em reforma, por isso o acesso está fechado). Assim, indico o outro acesso. Entre pelo Portal de l’Angel, a longa avenida do outro lado do Hard Rock. Você vira à direita, na primeira transversal, no canto do prédio do El Corte Inglês. Estará, portanto, na Carrer de Santa Anna. Siga até o nº 32, edifício que terá um portão de ferro que dá acesso à pracinha da igreja.

A Igreja começou a ser construída na metade do século XII, durante o período romântico, mas só foi concluída já no nos séculos seguintes quando assumiu algumas características góticas, como seu portal, que data de 1300. Com a Guerra Civil espanhola, parte de sua arquitetura foi destruída após incêndio, incluindo sua cúpula que foi reconstruída anos mais tarde, em 1936. A igreja é simples por dentro, mas é sua singeleza que encanta.

2 – Basílica de Santa Maria Del Pi

roteirospossiveis123Seguindo pelo Portal de l’Angel, ao seu fim encontrará a Font de Santa Anna. Continue pela direita até encontrar a Carrer de La Portaferrissa, depois vire na Carrer Petrixol, já quase na Rambla. Ao fim desta ruazinha estreita estará a Basílica de Santa Maria Del Pi. O curioso nome advém do jardim de pinheiros que se estendia pelo entorno. Dizem tem encontrada a imagem da virgem no tronco de um dos pinheiros. Hoje só existe um pinheiro plantado em frente a basílica.

A igreja é ladeada por duas pracinhas a Del Pi (frente) e a de Sant Josep Oriol (lado); seu estilo é naturalmente gótico, sendo construída entre os séculos XIV e XVI. Hoje declarada um bem cultural. Em sua fachada há uma rosácea de doze braços, considerada um das mais belas do mundo. Os vitrais foram destruídos também durante incêndios da  Guerra Civil e reconstruídos após os conflitos. Em seu interior se vê uma construção muito dura, como quase tudo erguido nesse estilo. Há no seu interior algumas capelas, entre elas a de Santa Dolores, de São Miguel e da Virgem dos Desamparados. Há um museu também.

3 – Catedral de Barcelona

roteirospossiveis124Está entre as mais belas da cidade, e não poderia ser diferente. A Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia é grandiosa e recebe diariamente milhares de turistas. Se você esteve na Basílica de Santa Maria Del Pi, vá para a pracinha lateral da igreja, a Sant Josep Oriol, e encontrará uma pequena bifurcação de duas ruelas. Pegue a da direita, a Carrer de La Palla. Siga até o final dela e encontrará as Plaça Nova e Plaça da Seu, uma continuação da outra. Mas é nesta segunda que conseguirá ter uma noção melhor da grandiosidade da Catedral de Barcelona. Sua construção iniciou em 1298 e só foi concluída seis séculos mais tarde. Acho que isso é um carma da cidade, se pensarmos que até hoje a Igreja da Sagrada Família ainda não foi concluída.

Nela se encontram uma mistura de estilos, desde o gótico, até traços modernistas. Aliás, nesta praça há uma fachada com desenhos do Pablo Picasso. Sua fachada neogótica, tem imagens de anjos e santos espalhadas por toda sua extensão. Ainda se percebem gárgulas em suas torres. Seu interior é esplêndido. A iluminação que vem dos vitrais é um dos grandes charmes da igreja. Há ali a cripta e um sarcófago para onde foram levados os restos mortais da Santa Eulália.

roteirospossiveis125O claustro é também um dos tesouros da Catedral. Um pequeno oásis em meio aquela construção dura e fria. Uma fonte e um bando de 13 gansos completam o cenário. Os animais representam a idade da Santa quando foi martirizada. Existe no local um elevador que te leva a um terraço no alto da igreja.

4 – Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor

roteirospossiveis126De frente para a Catedral, pegue a ruela (Carrer dels Comtes) do seu lado esquerdo, contornando a igreja, continue pela Carrer de la Freneria, siga em frente pela Carrer de la Dagueria, e logo chegará à Plaça Sant Just, onde está localizada a Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor. Esta é uma bela construção, e assim como as outras em estilo gótico, claro, sem pinturas, com pedras aparente.

A Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor foi o último dos grandes templos góticos construídos na cidade (1342-1574), erguida sobre as ruínas da primeira igreja de Barcelona. Atualmente fazem pesquisas arqueológicas para preservar restos romanos e visigodos que estão soterrados no subsolo da igreja. Na Plaça Sant Just, na frente da basílica, ainda dá para apreciar a font de Fivaller, também em estilo gótico.

5 – Basílica de la Mercè

roteirospossiveis127Saindo da Basílica, pegue a Carrer de La Palma de Sant Just e vá até o final dela, no encontro com a Carrer Del Cometa, vire à direita e ao fim, vire à esquerda para encontrar a Carrer de Regomir. Continue por esta rua até chegar a Carrer Ample, vire à direita e ande três quarteirões até a Plaça de la Mercè, onde estará a Basílica de la Mare de Déu de la Mercè i Sant Miquel Arcàngel, ou simplesmente Basílica de la Mercè.

Esta igreja é importante porque é consagrada a Mercês, padroeira de Barcelona, pois a virgem havia livrado a cidade de uma praga de gafanhotos, em 1637. Seu estilo é barroco, erigida entre os anos de 1765 e 1775, sobre um templo em estilo gótico. Seu interior tem estilo rococó, com imagens belíssimas. A igreja tem relação com a Ordem dos Mercedários que esteve no Brasil. Na lateral que dá na Carrer Ample, há uma porta da una fachada de estilo gótico que foi trasladada da antiga Iglesia de Sant Miquel.

Imagens: Arquivo pessoal e reprodução da internet

Anúncios