Confesso que eu não tinha ouvido falado do Morro da Cruz antes de chegar à Florianópolis. Apesar de ser uma área bem grande no centrão da cidade, o parque, ao que parece, não é um destino tããããão comum entre os turistas. Soube sobre o lugar quando fui ao posto de informação turística lá do Mercado Público.

Já seguiu o @roteirospossiveis no Instagram?

O mirante do Morro da Cruz, a 285 metros de altitude, proporciona uma vista quase que 360° do centro da cidade. Dá para ver o mar, a Lagoa da Conceição e alguns dos pontos turísticos mais tradicionais da Ilha, como a Ponte Hercílio Luz. O centro também é visível dali. Mas dizem que o melhor é o pôr do sol. Infelizmente, não tive tempo para ficar até esse momento, porque tinha outras prioridades. Mas definitivamente o que vi já me impressionou.

roteirospossiveis61

Chegar até lá é fácil, porque há uma linha que sai do TICEN direto para lá (Morro da Cruz – Ticen). Não pegue as linhas que indicam “via Morro da Cruz”, pois só passam na base do morro. O que dificulta o acesso é o horário de saída da linha. A demora pode ultrapassar os 40 minutos dependendo da hora em que estejas lá. A situação piora aos finais de semana. Se for de carro, o problema será a falta de estacionamento. Quando subi o Morro, de ônibus, carros mal estacionados fizeram que o ônibus ficasse parado um bom tempo, já que impediam o motorista de fazer algumas manobras.

roteirospossiveis60

O mirante não tem uma estrutura tão boa. Na verdade falta um pouquinho de conservação, mas nada que tire o brilho da visão panorâmica que se tem da cidade. Aconselho que, se fores no verão, evite ir no horário da tarde, porque o sol vai atrapalhar suas fotos para o lado mais bonito da Ilha. Mas não vá em dias nublados, porque pode não aproveitar tão bem a vista. À noite, a visão deve ser também fascinante.

Não há banheiros no local. Dizem que há um restaurante, mas não vi. Seus ouvidos podem entupir por causa da altitude. A entrada é gratuita.

A imagem do cabeçalho é reprodução da internet / Eduardo Valente

Anúncios