Mercados são para a mim a grande essência de uma cidade. Serve como um termômetro local. A partir deles conseguimos saber se as cidades são ou não são bem cuidadas pelos seus administradores e pela população. E em Florianópolis as minhas expectativas eram bem grandes. Não foi surpresa alguma encontrar na capital capixaba um local bonito e agradável. O Mercado Público de Florianópolis é um passeio que não deve faltar na sua lista de atividades.

Já seguiu o @roteirospossiveis no Instagram?

O atual mercado fica em um prédio restaurado, construído em 1899, quando ainda não havia o grande aterro a sua frente e o mar chegava até alguns metros de sua entrada. Na época, servia de espaço para abrigar os comerciantes de pescados. Mas hoje o lugar recebe uma gama de diferentes comerciantes, desde artesões até companhias turísticas. No entanto o que mais me agradou foi o pátio interno onde ficam os restaurantes. Havia nessa grande praça de alimentação música ao vivo. Um grupo tocava de tudo, do samba ao rock.

roteirospossiveis34

São mais de 20 box destinados a alimentação. Escolhi o Rancho da Ilha, apesar de falarem muito bem do Box 32. Um cardápio essencialmente de frutos do mar, mas com espaço para carne vermelha também. Pedi postas de anchova com guarnições (arroz, pirão, batata frita e salada). Saiu por R$ 21,90. Muito saboroso. Serve duas pessoas tranquilamente. Numa segunda oportunidade, provei um peixe ao molho de camarão.

Nos corredores das alas norte e sul é possível encontrar lojinhas de artesanato, empórios, lotéricas, entre outros pequenos comércios que vendem iguarias da região. Tudo muito limpo e bem conservado. Há um Box onde fica um ponto de informação turística que foi muito útil para mim. Pena que só encontrei-o nos últimos dias da viagem. Ah, uma coisa certa que a jovem que atendia me disse. Se fizer sol, corre para as praias. Porque quando quiser ir, pode fazer frio ou chuva e estragar seu roteiro.

roteirospossiveis33

O Mercado Público de Florianópolis fica no centro da cidade, na região mais histórica, próximos à Catedral, à Praça XV de Novembro, ao Museu Histórico e bem em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), onde há uma grande possibilidade de linhas. O mercado disponibiliza rede wi-fi gratuita.

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta: Peixarias – 07h às 19h / Lojas – 08h às 19h / Alimentação – 10h às 22h. Sábado: Peixarias – 07h às 14h / Lojas – 08h às 14h / Alimentação – 10h às 17h. Domingo e Feriados: Peixarias – 07h às 13h / Alimentação – 11h às 17h

Imagem do cabeçalho é reprodução da internet, de autoria do Eduardo Valente.

Anúncios