Gosto de sentir cheiro de livros novos. Então, conhecer e visitar livrarias diferentes são tarefas que estão constantemente na minha lista de atividades quando viajo. Em Buenos Aires, não poderia deixar de ir a El Ateneo, que é um lugar no mínimo curioso. Localizada numa das ruas mais movimentas e bonitas da cidade portenha, já foi considerada, segundo o jornal inglês The Guardian, como a segunda livraria mais bonita do mundo. E com razão. Antes de ser um local de comércio de livros e afins, ali era um teatro.

Já seguiu o @roteirospossiveis no Instagram?

Sim, um teatro. E isso ficará claro logo que você entrar no imóvel. Ali funcionava o teatro Gland Splendid, construído em 1919 por Max Glücksmann e por onde passou artistas renomados do país, especialmente os legítimos representantes do tango argentino. A casa de espetáculos tinha capacidade para 500 pessoas.

roteirospossiveis30

Os donos da livraria decidiram manter a estrutura do prédio. Assim, continuam ali os balcões, as frisas, os camarotes e o palco, onde funciona um café. As cadeiras foram substituídas por estantes em que a grande artista é a literatura. A cúpula também é muito bonita.

roteirospossiveis31

Na parte inferior, onde se tem acesso por escadas rolantes, fica a seção de literatura infanto-juvenil. Há também um espaço para fazer leituras nos andares superiores. Mas confesso que o que me agradou mesmo foi a variedade de livros em língua espanhola, já que não é tão fácil achá-los na minha cidade.

A livraria é um convite para uma tarde agradável. Ler um livro, tomar um café, ouvir uma boa música. Se não for para comprar um livro, vá pelo menos para conhecer o lugar. É encantador.

Anúncios